Sobre um romance histórico…

Olha, sei que isso não interessa a muitos, mas eu PRECISO comentar!

Sou apaixonada por história, principalmente a época do Renascentismo, Reforma, Contrarreforma e etc. Então não seria nenhuma surpresa se eu tivesse uma personagem histórica favorita. O que eu tenho. Ela é Ana Bolena, também conhecida como a Ana dos mil dias, Lady Anne, Rainha da Inglaterra, etc.

Pra quem não sabe, Ana Bolena viveu na época Tudor e foi a segunda esposa de Henrique VIII. Teoricamente, ela foi um dos motivos para Henrique se separar da igreja Católica e criar a Anglicana, também conhecida como Igreja da Inglaterra. E ela era a mãe de Elizabeth I, na minha opinião, a melhor rainha que a Inglaterra já teve. Mas ela morreu sem a cabeça, pois Henrique mandou mata-la por motivos que eu ainda não creio serem reais.

Mas eu não vim aqui para falar sobre a minha amada Ana. Vim para falar sobre um livro que estou lendo que se chama A irmã de Ana Bolena. Muitos conhecem a Ana por causa das aulas de história sobre a Reforma, mas poucos sabem que antes de Henrique ficar com Ana, ele teve um caso com sua irmã, Maria.

n68142

Capa, em ingles, do livro A Irmã de Ana Bolena.

E o livro se trata disso, do caso do rei com Maria, da manipulação da familia Bolena, da ambição da Ana, da inocência da Maria, mostra até um pouco do temperamentalismo do Rei. PORÉM, livro está repletos de erros históricos que me deixam morrendo de raiva, mas eu já sabia que isso aconteceria.

Por ser um pouco viciadinha na Ana eu já fiz diversas pesquisas sobre, li diversos sites, blogs e afins e posso afirmar que sei o suficiente para dizer que a mulher que escreveu o livro, Phillipa Gregory, deixou poucos fatos históricos intocados na história do livro. Claro, ela é uma romancista, não uma historiadora, a função dela é vender livros e ela sabe fazer isso muito bem, porque, apesar dos erros históricos, o livro é bem escrito, te deixa com vontade de quero mais e você acaba lendo mais páginas do que pretendia.

O livro é grosso e ele é todo contado do ponto de vista da Maria Bolena, irmã de Ana, e ele acaba com a morte da Ana, óbvio. A Maria do livro é a coisa mais fofinha, pura e ingenua da face da terra e o livro começa quando Maria já está casada e Ana ainda está na corte francesa. Foi um pouco caro, quase 65 reais, mas valeu meu dinheiro, apesar dos apesares rs.

E para aqueles que não gostam de ler, há o filme! Alguém já ouviu falar ou já assistiu A Outra? Pois é, estou lendo o livro que inspirou o filme🙂 Sim, eu não terminei de ler o livro ainda, mas já vi o filme e ODEIO o filme.

OtherBoleynGirl

Capa, em ingles, do filme A Outra.

O filme conta com Scarlett Johansson no papel de Maria Bolena, Natalie Portman no papel de Ana Bolena e Eric Bana como Henrique VIII. Eles atuaram bem, não posso negar, mas pra mim ninguem interpreta Ana Bolena e Henrique VIII tão bem como Natalie Dormer e Jonathan Rhys Meyers, da série The Tudors. Uma das minhas favoritas por sinal.

Mas fica a dica, de livro, filme e série. Todos sobre história e com um fundo real.

The Tudors Showtime

Imagem promocional de The Tudors.

XOXO

Leave a Reply

